segunda-feira, 24 de março de 2008

FREE TIBET

Nunca fui activista ou revolucionário, não ligo a politica, muito menos a religião, no entanto há coisas que me repugnam e às quais não consigo ser indiferente. Uma dessas coisas que nos últimos dias tem dado muito que falar e que me aborrece bastante é a ocupação do Tibete. Um país lindíssimo conhecido por "Tecto do mundo", um país pobre, mas muito rico em tradições e uma cultura sem igual. Esta nação Budista conseguiu manter-se isolado do resto do mundo durante muitos anos, muito devido ao difícil acesso a pelo facto de se situar a grande altitude, no seio dos Himalaias. Devido a este isolamento, conservou uma das mais belas culturas, mas que rapidamente tem sido devastada pelo estúpido domínio chinês. Desde 1950 que a china impõe o seu domínio contra um povo pacifico que não tem e desde o inicio nunca teve qualquer argumento contra o armamento chinês. Desde então os massacres têm ocorrido vezes sem conta, sempre que qualquer tipo de manifestação se interpõe ao domínio chinês.
- Mais de um milhão de Tibetanos já foram mortos e milhares foram presos.
- A china tem uma politica de repovoação de chineses em território Tibetano, tornando cada vez mais este povo numa minoria.
- A língua oficial do Tibete passou a ser o chinês.
- O número de monges Budistas autorizados a exercer o culto foi reduzido a 1/20 e sob vigilância do governo chinês.
- Mais de 6000 mosteiros e santuários foram destruídos.
- Pela primeira vez na história a população teve problemas de fome.
- Os recursos naturais estão a ser devastados.
- Muita fauna e flora do país estão a ser levados à extinção.
- Não existe liberdade de expressão.
- Não existe liberdade religiosa.
- As mulheres Tibetanas são obrigadas ao aborto e à esterilização.

Trata-se de um genocídio cultural ao qual não consigo ser indiferente, que me revolta e com o qual todos nos devemos preocupar.
A falta de escrúpulos e desinteresse pelo reconhecimento dos direitos humanos não se resume apenas a esta triste história dos Tibete, mas a muitas outras que envolvem violação de direitos humanos, impunidade em relação a questões ambientais, chacinas de animais (quem não se lembra dos cães, raposas, chinchilas, e gatos esfolados vivos, a chacina em grande massa de golfinhos, a morte de ursos para extracção de bílis, a quase extinção dos tigres e muitos outros animais para aproveitar pequenas partes do seu corpo para utilização em mezinhas medicinais). Estes chineses começam a despertar em mim algum desprezo.
Não posso aqui julgar um povo inteiro só pela ignorância de alguns, mas posso pelo menos expressar a minha reprovação a certos actos. E para mostrar esta reprovação à atitude chinesa vou começar por boicotar os próximos jogos olímpicos de todas as formas que me sejam possiveis, não indo, não vendo, não consumindo. A meu ver é só fachada, estou farto de ver publicidade, milhares de pessoas em eventos publicitários, enormes construções, muito desenvolvimento em volta dos jogos olimpicos de Pequim, mas pelo que me parece é tudo à custa de muito trabalho mal pago, muita falsidade, muita pressão e muita coisa escondida debaixo do tapete.
Fico contente por saber que muitos politicos, musicos e celebridades se têm aliado a esta batalha a favor do Tibete.

Links uteis:
http://www.freetibet.org/
http://grupodeapoioaotibete.blogspot.com/
http://blog.studentsforafreetibet.org/
http://www.freetibet.net/

1 comentário:

Tisha disse...

http://www.petitiononline.com/Tibete08/petition.html